Sobre nós:

APRESENTAÇÃO CULTURAL GRUPO FOLKLORÍSTICO STELLA BIANCA
O Grupo Folklorístico Stella Bianca, com sede em Jarinu/São Paulo, é uma entidade de caráter cultural, tendo como principais objetivos a pesquisa, preservação e a divulgação das danças e músicas das diversas regiões da Itália. Fundado na década de 1990, em meados de 1994, o Grupo Folklorístico desde então já acumulou mais de 2300 (duas mil e trezentas) apresentações culturais folclorísticas com seus respectivos trajes, adereços e músicas, o que possibilita apresentar diversos espetáculos diferentes.
Com um acervo de registros, entre pesquisas de campo, informações resultantes de intercâmbio com outros grupos, o Grupo Folklorístico Stella Bianca se tornou um referencial na região para instituições e interessados no resgate das manifestações populares tradicionais folclóricas.
Interpretando com igual prioridade as danças e cantos típicos das regiões que representa entre eles Itália e Alemanha, o Grupo Folklorístico Stella Bianca revela, também, culturas desconhecidas e, muitas vezes, esquecidas.
Por essas características tem sido destaque em eventos nacionais e internacionais, sendo convidado a participar de diversos eventos de cultura típica italiana, alemã e seus gêneros, transformando-os como o Grupo que mais se destacou nos últimos anos, na região de São Paulo.
Na busca de sensibilizar a população, principalmente imigrantes e descendentes da cultura relacionada, para a importância do conhecimento e da valorização de sua própria cultura, o Grupo tem se destacado – também – com a apresentação da "Cerimônia da Pisa", ou "La Pigiatura", resgatando à riqueza dessas que foi um marco e, ainda é, para àquela gente. A Cerimônia da Pisa é realizada pelos integrantes quando, por sua vez, contam ao público a história da Pisa, em seguida convidam o público para participação, lavam os pés dos participantes antes de entrarem para tina, depois da música e da ação realizada, o convidado sai da tina e tem seus pés lavados novamente. Dessa maneira, além de sentir-se importante o convidado (a) pelo Grupo Stella Bianca consegue, através da memória, voltar ao tempo, com emoções e lembranças. Nesse quesito o Grupo Stella Bianca é o n.º quando se pesquisa a cerimonia Pisa da Uva.
Mais que um Grupo que pesquisa e divulga as tradições europeias o Grupo Folklorístico Stella Bianca contribui continuamente para a construção da cidadania, a preservação da cultura e suas identidades.
FUNDAÇÃO
A fundação do Grupo data há mais de 20 anos, aproximadamente 1993/1994, quando o então Coral Canto e Riso, como entidade publica, começou a resgatar musicas nacionais. Mais tarde surge o Grupo "Jarinu in Cena", que se apresentava com a encenação da Paixão de Cristo.
Tempo depois, e com o objetivo de ir mais além às pesquisas relativas à cultura tradicional italiana, surge o Grupo Stella Bianca, que em 2008 passa a se chamar Grupo Folklorístico Stella Bianca.
O nome Stella Bianca deriva-se do austríaco, na região do sul-tirol, divisa da Áustria, Itália e Alemanha, chamado de "Edelweiss", ou flor branca que fica nos Alpes e como prova de amor precisava ser conquistada depois de todos os obstáculos. Na tradução para o Italiano surgiu, então, Stella Bianca, com suas características e tradições, significando estrela branca.
Dirigido e idealizado, da formação até hoje, pelo historiador, maestro e regente Prof. Jederson Heleno Machado, o Grupo possui característica própria, o que encanta os expectadores.
Além das apresentações de dança o Grupo Folklorístico se divide em Coral Canto a Capella, com peças tradicionais italianas e alemãs, e Coral Canto e Riso, com mais tempo de formação tendo no repertório peças brasileiras, formando uma só equipe, que leva o nome Grupo Folklorístico Stella Bianca.
PISA DA UVA OU LÁ PIGIATURA
A Pisa da Uva é um evento de característica cultural e acontece sempre nos finais de colheita. Ela vem de aproximadamente seis (6) mil anos. Ela existe desde a antiga mesopotâmia. A Grécia Antiga tinha Deus chamado Baco que era dedicado apenas para esse festejo.
Na Itália passou por transformações e adaptações, mas manteve a sua maior característica que é o festejo da colheita. Somando a isso a Pisa da Uva ou La Pigiatura acontecia concomitante com a Vendemia, que é o ato de colheita, transporte e a maceração da uva madura.
Esse fenômeno acontece de Norte a Sul da Itália e veio para o Brasil trazido pelos imigrantes italianos.
Por estarmos numa região considerada como grande produtora de uva, baseado em sua tradição oral, a prática da Pisa da Uva em diversas festas do mesmo tema, acontece com frequência, sempre extremamente atenta a sua origem campestre.
O Grupo Folklorístico Stella Bianca é afiliado à IOV – International Organization of Folk Art, ou Organização Internacional do Folclore, entidade pertencente a ONU e a UNESCO, desde 2013, com mais 190 países promovendo a cultura tradicional da Paz para o Mundo e ao Conselho Internacional de Festival de Folclore (CIOFF- Brasil).
CURRICULO /APRESENTAÇÕES
Do norte ao Sul e de Leste a Oeste confira algumas apresentações que foram destaques pelo Grupo Stella Bianca.
O Grupo Folklorístico Stella Bianca possui em seu currículo apresentações em importantes eventos no Estado de São Paulo, entre eles: Revelando São Paulo (em quatro edições – Capital – Iguape – Atibaia e São José dos Campos). O Grupo também já passou pelo Club Transatlântico, tradicional clube alemão, em São Paulo; Hotel Paradies, Hotel e Resort Estância Atibainha, e pelo projeto do Governo do Estado de São Paulo, Turismo Rural, onde semanalmente alegra os turistas e visitantes que saem da capital para o interior, no Expresso Turístico.
- Apresentações em outros estados, como Rodeio, Rio dos Cedros, Timbó, Vila Rosina, Treze Tílias (Santa Catarina); Itaúna do Sul (Paraná e divisa com Mato Grosso do Sul), Retiro dos Artistas (Jacarépagua – Rio de Janeiro), Festa Italiana (Monte Sião – Minas Gerais).
- Festa da Uva de Jundiaí/SP (2012 a 2019 consecutivos)
- Convidado especial na Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul/RS (2014)
- Três turnês internacionais com apresentações na Itália e Alemanha, e passagens extras pela Áustria, Suíça, Espanha, Istambul.
- Apresentação no 41º, 42º, 43º e 44º, e 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis/RS, em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2021
- Festival Internacional de Folclore e Arte "Bunkyo" Liberdade/SP 2013 e 2014, pela Associação Japonesa da Liberdade.
- Festival Internacional de Folclore de São Bernardo do Campo/SP 2014
- Apresentações que também foram destaques: Círcolo Italiano de Souzas (Campinas), Indaiatuba (Festas das Flores, Festas das Hortaliças e Festa das Nações), Encontro de Corais (Santa Olímpia – Piracicaba/SP); Escolha Miss Itália Nel Mondo (Piracicaba/SP), Festa da Colônia de Piaguí 2013 a 2019 (Guaratinguetá/SP); Aparecida do Norte (2013 a 2019) entre muitas outras festas típicas italianas na região metropolitana de Campinas, São Paulo, e da região do Aglomerado Urbano de Jundiaí.
- Encontro Mundial de Folclore e Arte, em Olímpia/SP, 2016, com grupos do Brasil e do Mundo.
- Destaque nas edições do Minas Tchê e Fenasul – Feira Gaúcha, em Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Piracicaba (SP) e Nova Friburgo/RJ
- Apresentação Teatro Municipal de Manaus - Amazonas, 2019
- Apresentação Iranduba – AM - 2019
- Festa Italiana em Andradas/MG - 2022
- Festa Italiana de Canas/SP - 2019 e 2022
- Festival Italiano de São Sebastião/SP - 2019 e 2022
- Festa Italiana de Salto/SP - 2017, 2019, 2022
- Festa Italiana de Cabreúva/SP – 2019 e 2022
- Encontro de Corais de Blumenau/SC, 2022
- Festa da Imigração Italiana – Santos/SP – 2022
- Festa do Pimentão – Itápolis 2019 e 2022
MÍDIA EM DESTAQUE
- TV Gazeta – Programa Mulheres – Cátia Fonseca (especial Ano Novo)
- Emissora RAI – Itália
- TV Cultura – Programa Viola, minha Viola (Inezita Barroso)
- TV Globo – Programa afiliada Revista de Sábado – especial italiano
- TV Aparecida – Programa Santa Receita – Claudete Troiano – Imigração Italiana
- TV SBT/SP e Discovery Home & Health – Programa Fábrica de Casamento – Abril 2019
- TV Aparecida – Programa De Papo com Amanda Françoso – 09/2022
- Midia falada (emissoras de rádio do Brasil e Europa)
- Mídia Impressa (Jornais e Revistas do Brasil e Europa)
- Filme: "Aonde há vida, há esperança" – Lançamento 2022
PARCERIA
O Grupo já fez apresentações com os grandes nomes da música italiana nacional e internacional como Mafalda Minozzi, Bella e os Tenores, Fred Rovella, Tony Angeli.
A CIDADE
O município de Jarinu se localiza a 70 km da capital São Paulo, entre Campinas, Atibaia, Jundiaí e Bragança Paulista. Além de ser um pólo industrial, também cultiva a produção de, pêssegos, uvas, atemóia e morangos, sendo a maior do Estado (em produção de mudas de morango). Sua população é formada por descendentes e imigrantes italianos, alemães, espanhóis e japoneses. Porém a maioria italiana. A cidade também é a única do Estado a oferecer o idioma Italiano, obrigatório na grade curricular da Rede Municipal de Ensino, do 1º ao 5º ano.
CD/DVD
Em 2019 lançamos nosso 1º EP e DVD com músicas de nossas apresentações. Um projeto que demandou tempo, mas que foi entregue com muito carinho e você pode adquirí-lo através de nossas páginas na Internet ou falando com nossos integrantes.
NA INTERNET
O Grupo pode ser contratato:
E-mail: grupostellabianca@gmail.com
Página na Web – www.grupostellabianca.com.br
Página na Rede Social - https://www.facebook.com/stella.bianca.330
MISSÃO:
Ser reconhecido nacional e internacionalmente
VISÃO:
Levar alegria e o resgate de tradições culturais